segunda-feira, 29 de março de 2010

Zé Povinho


Hoje pela manhã tive um surto e me peguei a pensar em como o povo brasileiro é folgado, mal criado, mal humorado, sujo, desonesto e por ai vai... e apesar de tudo isso ainda adora reclamar dos políticos que eles próprios colocam no poder.
E digo tudo isso porque sou totalmente contra toda essa politicagem explícita que rola em nosso país. E digo mais! Não me envergonho em dizer que entre ter que escolher entre o "menos pior" dos condidatos e simplesmente descartar meu voto anulando-o ou votando em branco, não penso duas vezes e escolho a segunda opção.

E o cúmulo do ridículo termos que suportar por semanas a fio a propaganda eleitoral onde esses políticos simplesmente prometem coisas que são impraticáveis... nem citarei exemplos sobre isso porque essa ladainha já é antiga o suficiente para que todos a conheçam de cor e salteado e de trás para frente.
E eis que o povo, após toda a tortura eleitoral, se põe a reclamar dos políticos eleitos.
Porém, o povo brasileiro não tem "envergadura moral" para reclamar de nada, afinal, os políticos eleitos só estão fazendo no poder o que os brasileiros fazem com o próprio país: estacionam em calçadas, saqueiam carga de veículos quebrados ou acidentados nas estradas, trocam votos por qualquer coisa, bebem depois dirigem, falam ao celular enquanto dirigem, furam fila em banco, faz churrasco na calçada, faz "gato" de luz, água, tv a cabo, estacionam em vagas de deficientes e idosos, compram produtos pirata, levam das empresas onde trabalham pequenos objetos como clipes de papel, canetas, envelopes, blocos de anotações, vendem VT e VR, não devolvem objetos perdidos, joga lixo nas ruas...
E depois disso tudo, acredita ter pleno direito de reclamar dos políticos, de horrorizar-se com o escandalo das passagens aéreas, com dinheiro na cueca, na meia e sabe Deus onde mais. Acha que pode reclamar de enchente (Agora, eu pergunto: Alguém ai acha o cara que tá lá no senado, os caras que mandam no nosso país, jogam lixo na rua??? Quem joga lixo na rua? O POVO!), acredita que pode achar o mensalão um absurdo... (não que de fato não seja um absurdo).
No final das contas se pararmos para pensar, os políticos que foram colocados no poder pelo povo, um dia fizeram parte desse mesmo povo. Ou seja, será que se o povo for melhor teríamos políticos melhores?

Depois de perder minha manhã pensando em todas essas considerações, cheguei a conclusão de que não basta apenas deixarmos um planeta melhor para nossos filhos, mas precisamos também deixar filhos melhores para o nosso planeta.

Nenhum comentário: